Entre o som do martelo batendo contra a madeira e as notas musicais em acordes de violão, Diego Conchon desde cedo encontrou suas paixões de vida. Filho de carpinteiros, aprendeu desde cedo o valor da habilidade manual e da criatividade. Mas, enquanto as ferramentas moldavam tábuas, era a música que preenchia sua alma. Aos 12 anos, ele e seu irmão gêmeo, Roco, começaram a tocar e cantar juntos, construindo uma trajetória musical marcante com a dupla Roco e Diego. Assim, esses dois mundos se entrelaçariam para criar algo inesperado: óculos artesanais que são verdadeiras obras de arte.
Diego Conchon: duas carreiras, duas paixões
A união entre sons e formas encontrou um caminho concreto em 2005, quando Diego deu início à sua trajetória como luthier, construindo instrumentos musicais de corda que, como ele mesmo descreve, “tocam a alma das pessoas”. A precisão da lutheria, o contato com os materiais, e o profundo respeito pelo feito à mão o prepararam para o passo seguinte de sua carreira.
Sendo assim, foi em 2019 que ele se reinventou como Lunetier. Mas não quaisquer óculos. Isso porque, suas criações se tornaram uma extensão do olhar de quem os veste. Inspirado pela música e movido pela precisão do trabalho artesanal Diego passou a criar armações sob medida, com materiais nobres como madeiras raras (vindas de instrumentos musicais), acetato de celulose e até bronze. O resultado de toda essa mistura de materiais e sentimentos formam peças únicas, verdadeiras obras de arte que não passam despercebidas.
Designer premiado nacionalmente
Seu talento logo ultrapassou as fronteiras do ateliê. Em 2024, foi reconhecido na ExpoÓptica, a maior feira do setor na América Latina, com o prêmio Destaque pela peça “440Hz”. No ano seguinte, voltou ao palco do evento para receber o título de Melhor Designer Brasileiro com a criação “Headstock”, uma homenagem clara às suas raízes na música.

“Sou grato em poder unir minhas paixões e compartilhar minha criatividade com o mundo”, afirma Diego. “Sinto que é só o começo. Tenho muito trabalho a fazer e mostrar.”
Diego Conchon

Vídeo Instagram:
Diego aproxima pessoas e a arte do Lunetier
Segundo Diego Conchon, o processo de criação dos óculos é lento e cuidadoso. Cada peça leva dias — às vezes meses — para ficar pronta. E não se trata apenas de design: é sobre identidade, história, estilo. Não à toa, sua clientela é composta por artistas, músicos, empresários e pessoas que buscam se posicionar com originalidade e sensibilidade.
“Se você se identifica com óculos únicos, cheios de design, feitos à mão e com arte, convido você a criarmos juntos a sua peça exclusiva”
Diego Conchon encontrou sua forma de expressão no encontro entre o som e o olhar. E, com isso, segue afinando o mundo, um par de óculos por vez.
