Itália é Moda: evento traz o futuro do óculos artesanal no Brasil e na Itália

Itália é Moda: evento traz o futuro do óculos artesanal no Brasil e na Itália

No último dia 18 de outubro, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com o ITA – Italian Trade Agency e o Instituto Europeu de Design (IED), realizou o seminário “Itália é Moda”. Este encontro único trouxe à tona reflexões sobre criatividade, inovação e autenticidade na moda italiana, destacando a importância do “Bello e Ben Fatto” (Belo e Bem Feito) — um conceito que ressoa profundamente no universo dos óculos artesanais.

Com moderação de Clara Tosi Pamphili, curadora da exposição “Italia è Moda”, o evento contou com a participação virtual do designer Marco Rambaldi, além das presenças de Daniela Russo, consultora de moda e estratégia de negócios, e Fabrizio Giaccone, representante da Guardia di Finanza. Juntos, debateram temas como sustentabilidade, combate à falsificação e o futuro da manufatura artesanal.

Os profissionais lunetiers marcaram presença por meio de dois nomes fundamentais no cenário nacional: Ricardo Lorente, convidado especial para o palco e a Designer Giu Pachá, que compartilharam suas impressões e experiências sobre o evento para o Lunetier Brasil.

Ricardo Lorente: conexão Brasil-Itália na arte do óculos artesanal

Para Ricardo Lorente, o evento foi uma oportunidade única de validar seu trabalho como lunetier e professor formador de novos profissionais no Brasil. Ele explicou que o encontro fazia parte de uma iniciativa maior chamada “Exportar a Dolce Vita”, organizada pela Câmara de Comércio Italiana. Dessa forma, trouxe representantes de diversas áreas para debater o futuro do artesanato e do design.

“No caso dos óculos, esteve presente um representante dos pequenos produtores italianos de armações finas e artesanais, e, em contrapartida, me chamaram para representar o profissional lunetier  aqui no Brasil, por conhecer muito bem esse segmento e o público que consome produtos de alta qualidade e manufaturados.”

Ricardo Lorente

Lunetier Ricardo Lorente esteve presente acompanhando ao seminário “Itália é Moda”

Ele destacou a escassez global de mão de obra especializada em áreas artesanais, como óculos, couro, tecidos e acabamentos náuticos. “Hoje tudo é muito industrializado, feito em grande quantidade, e quase não existem mais profissionais artesãos.” afirmou.

Ricardo também ressaltou a sinergia entre os materiais italianos e o trabalho artesanal brasileiro, reforçando a conexão cultural entre os dois países. “Eles se interessaram muito pelo meu trabalho, especialmente porque estou começando a formar profissionais nessa área aqui no país. É uma oportunidade, inclusive, de que esses profissionais brasileiros possam trabalhar no exterior, já que há escassez de mão de obra qualificada lá fora.

Os italianos elogiaram seu trabalho e comentaram que, apesar de haver esse tipo de produção na Itália, no Brasil é algo muito novo e raro. “Falei que estou começando a formar novos profissionais, e eles adoraram a ideia — ainda mais porque utilizamos materiais italianos, o que também reforça a conexão entre os países.

Ricardo Lorente teve a oportunidade de participar do seminário diretamente do palco

Giu Pachá: reflexões sobre o evento e novas oportunidades

Já a designer e lunetier, Giu Pachá, celebrou o impacto positivo gerado pela participação de um profissional Lunetier e pela crescente procura por óculos artesanais no evento.

Giu Pachá

Giu explicou que o evento teve um formato de painel, com 12 participantes — sempre um italiano e um brasileiro de cada setor. No setor da moda, por exemplo, estava Airon da Misci do Brasil; houve também representantes de revestimentos, madeira, cortiça e design de móveis; da indústria naval; e da área de óculos, com Ricardo Lorente representando o Brasil e o italiano de manufaturados de alta qualidade.

“Cada um falou rapidamente sobre seu mercado, respondendo ao mediador, que fazia perguntas breves. O foco maior foi na importância de exportar o que fazemos e de criar trocas reais entre Brasil e Itália — não só receber produtos italianos, mas também exportar o nosso trabalho e absorver o know-how deles em manufatura.”

Apesar da brevidade do evento, Giu destacou a relevância de sempre valorizar o trabalho manual e a qualidade. “Hoje, o diferencial está no manual, na experiência e na exclusividade. Precisamos continuar falando sobre isso e promovendo nosso trabalho.”

Valorizando o artesanal e construindo pontes entre Brasil e Itália

O seminário “Itália é Moda” foi mais do que um evento de moda. Visto que, foi uma celebração do artesanal e da excelência italiana, com olhos voltados para o futuro da manufatura global. Para o mercado brasileiro de óculos artesanais, o evento reforçou a importância de investir na formação de novos profissionais e na valorização do trabalho manual.

Por fim, o Lunetier Brasil continua sendo uma plataforma essencial para conectar profissionais, entusiastas e consumidores desse nicho exclusivo. Principalmente, com iniciativas como essa e a crescente demanda por produtos únicos e personalizados, o futuro do óculos artesanal no Brasil se torna promissor.

Se você quer fazer parte dessa jornada, acompanhe o @lunetierbrasil para estar sempre informado e descubra como o artesanal pode transformar sua visão de estilo e exclusividade.